Manaus, 18 de Setembro de 2019
Inovação

Câmara de Planejamento Urbano do Codese busca melhorias para o futuro de Manaus
6 de setembro de 2019
Comissão da Câmara de Planejamento Urbano

Comissão da Câmara de Planejamento Urbano

 

Formada em janeiro de 2019, a Câmara de Planejamento Urbano do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese), realiza reuniões quinzenais, com o objetivo de planejar Manaus para os próximos 20 anos. Um dos projetos que está em discussão nas reuniões é o de revitalização do centro de Manaus.

 

Baseada em três eixos, Meio ambiente, Mobilidade e Uso e Ocupação, a câmara busca criar ações, de curto, médio e longo prazo, baseadas nas problemáticas da capital e alternativas para soluciona-las, tonando a cidade, no futuro, sustentável e inteligente.

 

A câmara conta com membros que fazem parte do Sindicato das Indústrias da Construção Civil de Manaus (SINDUSCON-AM), da Associação Comercial do Amazonas (ACA), Startups e empresas privadas, sendo multidisciplinar pela troca de conhecimentos, experiências e na formação.

 

Segundo o coordenador da câmara de planejamento urbano, o arquiteto e urbanista, Pedro Paulo, as ações ainda estão em fase de planejamento para acelerar o desenvolvimento dos trabalhos.

 

“O significado da comissão é transformar Manaus, o maior problema da capital é a descontinuidade de ações, por exemplo, problemas de mobilidade, habitação, a revitalização do centro, é necessário de 10 a 20 anos, se não tivermos ações continuas que resolvam esses problemas, a cidade irá continuar com os mesmos problemas que, devem se agravar com o tempo”, reforçou.

 

O coordenador também lembra que a grande busca dos projetos elaborados pela câmara além de trazerem melhorias para Manaus, é também mudar a cultura de pensamento da população.

 

“O que queremos é trazer uma mudança de consciência e comportamento, uma reversão da logica urbana que temos hoje. A cidade tem crescido cada vez mais, vai chegar um ponto onde será inviável para todos, os problemas urbanos não distinguem as classes sociais, é preciso fazer as pessoas entenderem que cada um pode e deve fazer a sua parte, por isso trabalhamos para trazer as mudanças de pensamento e comportamento”, ressaltou.

 

Formado pela sociedade civil organizada, por intermédio de entidades representantes e representativas de segmentos capazes de contribuir para o planejamento e busca de soluções para o futuro da cidade de Manaus, o CODESE Manaus, tem como finalidade primordial possibilitar que a sociedade se torne protagonista do futuro da cidade, elaborando e atualizando, de forma contínua e participativa, planos, estudos, projetos e iniciativas decorrentes de tais propósitos.