Manaus, 18 de Setembro de 2019
Inovação

SINDUSCON-AM participa da quinta Plenária do CODESE Manaus
27 de agosto de 2019
Um dos principais assuntos do encontro, foi a apresentação das ações iniciais da Câmara Técnica Indústria 4.0

Um dos principais assuntos do encontro, foi a apresentação das ações iniciais da Câmara Técnica Indústria 4.0

O presidente do SINDUSCON-AM, Frank Souza, participou na tarde de segunda-feira (26), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM), da 5ª Plenária realizada pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (CODESE Manaus).

Na reunião, foram tratados assuntos como os avanços do conselho, as ações das câmaras técnicas, incluindo as premissas da câmara Indústria 4.0, planejamento urbano, educação, tecnologia e inovação, segmentos econômicos relevantes, atrações de investimentos e ambiente de negócios e os cenários e futuros econômicos.

De acordo com o presidente do CODESE Manaus, Antonio Azevedo, o tema economia permanece direcionando as metas e estratégias do Conselho. “Precisamos emplacar alternativas econômicas. O primeiro desafio é fazer com que a Zona Franca de Manaus, de fato, e não apenas de direito, possa ter mais 50 anos; o segundo é que ela possa gerar alternativas complementares, enraizando o desenvolvimento, principalmente no interior, olhando as aptidões regionais”, ressaltou.

 

Engajamento

Cerca de 24 entidades representativas da sociedade civil integram a Plenária do CODESE Manaus, entre elas a Associação Comercial do Amazonas (ACA), Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM), Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AM).

A Plenária, instituída em outubro de 2018, tem o objetivo de propor e aprovar os projetos do Conselho, bem como, acompanhar os andamentos das ações deliberadas.

Conforme o vice-presidente do CODESE Manaus, Romero Reis, um dos objetivos do quinto encontro da Plenária foi apresentar às entidades as formas de atuação e as premissas do processo eleitoral referente ao biênio 2020-2022.

A programação contou, ainda, com a apresentação de uma nova câmara técnica voltada para a indústria 4.0, coordenada pelo Prof. Manuel Cardoso, com objetivo de ajudar na modernização do Parque Industrial, visando o aumento da competitividade local.

CODESE Manaus

O objetivo do Conselho é contribuir com o planejamento da capital em 20 anos, em conjunto com a sociedade civil organizada e o poder público.

A entidade surgiu a partir do projeto ‘O Futuro da Minha Cidade (FMC)’ que está em desenvolvimento em mais de 20 cidades do País, incluindo a capital do Amazonas.

Atualmente, o CODESE Manaus, apartidário e apolítico, está devidamente estruturado através da diretoria executiva, composta pelo presidente, vice-presidente e diretora executiva, bem como, conselhos deliberativo e fiscal, que se reúnem semanalmente para traçar estratégias de desenvolvimento econômico e social para Manaus.