Manaus, 03 de Julho de 2020

Novo sistema possibilita serviços cartoriais totalmente online
28 de maio de 2020

A nova plataforma permitirá a viabilização dos negócios, como por exemplo a otimização do mercado imobiliário

O Colégio Notarial do Brasil, entidade que reúne os cartórios de notas, vai disponibilizar em até dez dias uma plataforma online para que todas as unidades do país possam prestar serviços à distância. O novo sistema permitirá que operações de compra, venda e doação de imóveis, divórcios, inventários e também reconhecimento de firma e autenticação de documentos sejam feitos de forma totalmente eletrônica.

Para garantir segurança aos procedimentos da “E-Notariado”, só quem tiver certificado digital realizará transações on-line. Serão aceitos o que já existem no mercado e o notarizado, que será expedido pelo cartório de notas.

“Será gratuito e só poderá ser usado na E-Notariado. Para a expedição, vamos usar todo um processo de identificação de pessoas com segurança, semelhante ao que é feito fisicamente nos cartórios quando abrimos a ficha de firma”, afirma Giselle Oliveira, presidente da Colégio Notarial.

O consentimento das partes ocorrerá por videoconferência. O tabelião vai enviar um convite, com código e senha de acesso, para a reunião virtual ocorrer em um horário agendado. O vídeo e todos os demais documentos ficarão arquivados na plataforma e serão disponibilizados às corregedorias da Justiça dos Estados — órgão que fiscaliza os cartórios de notas.

SINDUSCON-AM, construção com representatividade.

📱(92) 8423-0706
📞3622-6525
📧 atendimento@sinduscon-am.org.br