Manaus, 18 de Outubro de 2019
Representatividade

SINDUSCON-AM participa de evento com empresário Jorge Gerdau e governador Wilson Lima
4 de julho de 2019
Manaus – Diretores do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) participaram do evento do governo do Amazonas com o empresário do setor de siderurgia, Jorge Gerdau, presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC). O encontro foi conduzido pelo governador Wilson Lima, na sede do governo, em Manaus. O evento também contou com a presença de secretários, parlamentares e outros empresários de diferentes segmentos.

Diretores do SINDUSCON-AM participaram de evento com o empresário Jorge Gerdau e o governador Wilson Lima. (Foto: Manoel Nunes/Divulgação – CDL Manaus)

Jorge Gerdau veio à capital falar sobre experiências de gestão privada aplicadas ao setor público. “O setor privado tem uma vivência e experiência dos problemas de gestão e entende que a eficiência do governo é uma peça-chave para que o empresariado possa produzir, crescer e se desenvolver. Então, na realidade, essa aproximação (entre setores público e privado), de trabalharmos objetivos comuns, no aspecto do desenvolvimento econômico e social, só aumenta com o entendimento de que, com esforços comuns, vamos alcançar esse desenvolvimento. Um bom governo é decisivo na vida empresarial”, ressaltou o empresário, por meio da Secretaria de Comunicação do Amazonas (Secom).
Durante o evento, o governador destacou a reforma administrativa estadual, que, segundo ele, vai adotar modelo de governança voltado a resultados, com metas a serem cumpridas pelo secretariado. “O MBC tem trabalhado conosco nas soluções de gestão para o Estado do Amazonas, e o doutor Jorge Gerdau traz uma experiência grande nesse sentido, para que haja o entendimento de todas as pessoas que fazem parte do governo do Amazonas, do avanço que precisamos dar na administração pública, no sentido de modernizar a máquina e torná-la cada vez mais eficiente”, afirmou Wilson Lima, ressaltando que a reforma administrativa está sendo construída a partir do diálogo com representantes da sociedade civil organizada, incluindo lideranças empresariais, e com o Legislativo.
Conforme o presidente do SINDUSCON-AM, Frank Souza, a exposição do empresário Jorge Gerdau converge com os ideais defendidos pelo sindicato, entre eles, a formulação de um planejamento de longo prazo. “Ele fala da questão de um plano plurianual e métricas para serem colocadas no governo para atingir indicadores. Ele aposta muito no ensino como uma ferramenta para desenvolver o Estado, as empresas e o país; faz uma comparação do poder público com o privado, em que ele diz que quando o poder privado não atinge metas, ele quebra, e o poder público vai sobrevivendo mesmo não atingindo as metas e que o principal problema recai sobre o gestor público: prefeitos e governadores”, destacou.
Além da educação, outro ponto de destaque da palestra, na avaliação de Souza, foi o incentivo à digitalização documental. “Na minha opinião, isso representa redução da burocracia”, disse.
Pelo SINDUSCON-AM, participaram do evento:
– Frank Souza, presidente
– Robério Arruda, vice-presidente
– Tatsuro Ijichi – diretor e presidente do SECONCI Manaus
– Manuel Zumaeta – diretor-financeiro
– Manuel Figueiredo – diretor-executivo
– Iones Feitosa – diretora da Comissão de Habitação e Interesse Social (CHIS)
– Guilherme Castro – superintendente
Fonte: SINDUSCON-AM, com informações da Secom