Associe-se

E tenha acesso à vantagens e benefícios exclusivos.

Login de Associado

Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Associe-se

E tenha acesso à vantagens e benefícios exclusivos.

Login de Associado

Faça o login e acesse o conteúdo restrito.

Sinduscon-AM

Início

>

Notícias

>

Governador prometeu regulamentação da Lei 6.289 para facilitar negociações tributárias

Governador prometeu regulamentação da Lei 6.289 para facilitar negociações tributárias

Na primeira reunião de diretoria da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM) em 2025, realizada quinta-feira (06/02) o governador Wilson Lima se comprometeu a regulamentar a Lei 6.289, que permite a negociação de débitos tributários. “Estamos trabalhando para resolver essa questão o mais rápido possível, garantindo que as empresas possam se regularizar e continuar operando de forma competitiva”, anunciou na ocasião.

O encontro reuniu empresários e gestores públicos, incluindo o presidente da FIEAM, Antonio Silva, que reforçou a importância de ações que reduzam a dependência de importações e fomentem a exploração sustentável da biodiversidade local. “Precisamos incentivar a pesquisa e a inovação para criar produtos que não dependam tanto de importações. Além disso, a exploração responsável dos recursos naturais, como no polo mineral, pode gerar um fluxo de negócios significativo sem agredir o meio ambiente”, afirmou Silva. Ele também destacou que a FIEAM e as demais entidades do setor produtivo reforçaram a importância da Zona Franca de Manaus (ZFM), responsável por cerca de 70% da atividade econômica do estado.

“A ZFM é fundamental para o Amazonas. Sem ela, estaríamos em uma situação muito mais difícil. Precisamos continuar defendendo esse modelo que gera emprego e renda sem desmatar ou poluir”, disse Silva, ressaltando o compromisso conjunto de fortalecer o diálogo entre o setor industrial e o governo para garantir o desenvolvimento sustentável e a manutenção da competitividade do polo industrial do Amazonas.

Wilson Lima lembrou que a indústria é o setor que mais gera emprego e renda no estado e citou projetos como a pavimentação da BR-319, a modernização da AM-010 e a reconstrução da AM-352, além de iniciativas de fomento à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I). “A indústria é vital para o Amazonas. Sem ela, não há comércio, não há desenvolvimento. Nosso papel é não atrapalhar os setores produtivos e garantir que eles tenham as condições necessárias para prosperar”, comentou o governador.

O presidente do CIEAM, Luiz Augusto Rocha, destacou a importância da união entre as entidades e o governo para superar desafios. “Trabalhamos juntos em 2024 e alcançamos resultados significativos. A luta continua em 2025, e precisamos manter essa união para defender os interesses do Amazonas”, pontuou.

O presidente da Eletros (Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos), José Jorge Junior, também mencionou o apoio do governador Wilson Lima ao setor produtivo, especialmente durante a pandemia. “O governador foi fundamental para garantir que as indústrias continuassem funcionando, evitando o desabastecimento do país. Sua liderança foi essencial para superarmos momentos críticos”, disse.

A reunião também contou com a presença do presidente do Sinduscon-AM, Frank Souza, que esteve acompanhado do diretor Manuel Zumaeta e da superintendente da entidade. Eles reforçaram a necessidade de políticas que garantam maior segurança jurídica e estabilidade para o setor da construção civil, enfatizando a importância da regulamentação da Lei 6.289 para viabilizar investimentos e assegurar a continuidade das atividades do setor.

Últimas notícias