Reunião com a CBIC e o Ministro das Cidades em Belém – Pará

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e o Ministro das Cidades, Jader Filho, realizaram uma reunião estratégica em Belém nesta segunda-feira (15/01) com o objetivo de discutir e apresentar propostas concretas para enfrentar o déficit habitacional e impulsionar o programa Minha Casa Minha Vida na região Norte do Brasil.

O presidente da CBIC, Renato Correia, enfatizou a necessidade de abordagens personalizadas, levando em consideração fatores como déficit habitacional, geração de empregos e custos de produção. O ministro sublinhou a importância de preservar recursos estaduais e de implementar ações conjuntas para reduzir as desigualdades e impulsionar o desenvolvimento da região.

Seguindo as informações do vice-presidente da Região Norte da CBIC e presidente do Sinduscon-Am, Frank Souza, a região enfrenta desafios significativos na área de contratações habitacionais, mantendo-se abaixo da média em comparação com outras regiões. Com base nessa constatação, um estudo abordando essa questão foi apresentado ao Ministro das Cidades. A expectativa é que a proposta seja cuidadosamente avaliada e implementada durante o primeiro semestre de 2024.

Durante a reunião, a vice-presidente da Caixa Econômica Federal, Inês Magalhães, apresentou uma análise dos desafios locais, destacando a importância de soluções inovadoras. Iniciativas como o FGTS Futuro e a simplificação dos procedimentos de licenciamento foram mencionadas como parte dos esforços para superar os desafios habitacionais na região Norte.

O Ministro das Cidades ressaltou a necessidade de estabelecer uma agenda positiva entre a Secretaria Nacional de Habitação (SNH), a Caixa Econômica Federal e a CBIC para melhorar o ambiente de negócios e enfrentar o déficit habitacional na região. Comprometeu-se a trabalhar em conjunto com as partes envolvidas para implementar as recomendações resultantes dessas discussões.

O encontro contou com a participação de diversas autoridades do setor, incluindo o presidente do Conselho Consultivo CBIC, José Carlos Martins, o presidente do Sinduscon-TO, Bartolomé Alba Garcia, o presidente do Sinduscon-AC, Carlos Afonso Cipriano dos Santos; o diretor do Sinduscon-AP, Silvino Dal’Bó; o vice-presidente da Ademi-AM, Helio Alexandre; e demais representantes do setor.

Fotos: Sinduscon-Pará

vEJA MAIS

contato

Av. Djalma Batista, 1719 – Ed Atlantic Tower – Sala 709 – Chapada, Manaus.

atendimento@sinduscon-am.org.br

Whatsapp: (92) 98423-0706

2023 - Sinduscon-AM