Manaus, 20 de Julho de 2019

O Sindicato

O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) é o representante legal das empresas de construção civil do Amazonas. Há 40 anos, a entidade defende os interesses do setor.

A entidade atua no desenvolvimento e fortalecimento do mercado imobiliário e de infraestrutura do Estado, participando ativamente da criação e reformulação de leis, encontros periódicos com representantes do poder público e entidades bancárias e divulgação de indicadores ao mercado.

Nacionalmente, o SINDUSCON-AM é filiado à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que tem forte articulação institucional junto a parlamentares e membros do governo, mantendo encontros períodos com deputados, senadores e representantes do governo federal. Localmente, a entidade é filiada à Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), que oferece diversos serviços a empresas e colaboradores da indústria no Estado, entre eles, os do Sesi/Senai.

O sindicato tem como ‘braço social’ o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (SECONCI-Manaus), que presta atendimento gratuito ou com descontos a trabalhadores e empresas do setor, nas áreas de saúde, lazer, educação, cidadania e esporte.

Em defesa do setor, o sindicato tem assento no Comitê de Desburocratização, criado pela Prefeitura de Manaus para agilizar processos, principalmente, os ligados à construção. Também ocupa assento no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), deliberando sobre projetos e empreendimentos. O conselho visa julgar a viabilidade de processos de pessoas físicas e jurídicas não contempladas no Plano Diretor de Manaus.

Por meio da CBIC, o SINDUSCON-AM trouxe para Manaus o projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’, que deu origem ao Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (CODESE Manaus). Depois de ajudar a implantar a entidade, o sindicato conquistou assento no conselho deliberativo do CODESE Manaus e também passou a integrar a Câmara Técnica de Planejamento Urbano.

A Diretoria do sindicato trabalha com oito comissões técnicas que promovem, regularmente, eventos de capacitação e atualização de normas. Em defesa dos interesses dos Associados do sindicato, essas comissões mantêm contato regular com diversas entidades, entre elas, Caixa Econômica, Semmas, Suhab, Subhaf, Seminf, Seinfra, Ipaam, cartórios e TRT. Entre as comissões técnicas lideradas pela Diretoria do SINDUSCON-AM estão a Comissão da Indústria Imobiliária (CII), Comissão de Infraestrutura, Comissão de Materiais (Comat), Comissão Política e Relações de Trabalho e Comissão de Meio Ambiente.

História

O SINDUSCON-AM surgiu a partir da Associação Profissional das Indústrias da Construção Civil de Manaus, registrada no dia 4 de outubro de 1978. No dia 25 de junho 1979, a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho como ‘sindicato’.

Clique aqui e assista ao vídeo que conta a história do sindicato.

Sede própria

Inicialmente, o SINDUSCON-AM funcionou  nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), no Centro da capital do Amazonas. Depois, passou a funcionar em uma sala no Manaus Plaza Shopping, na Avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul.

No dia 14 de dezembro de 2014, na gestão do engenheiro civil Eduardo Lopes, o sindicato ganhou sede própria, na Torre Business do edifício Atlantic Tower, situado na Avenida Djalma Batista, 1.719.

A entidade funciona em duas salas: 709/710. A sede leva o nome do primeiro presidente do sindicato, João Augusto Loreiro.

A partir de 2018, o sindicato passou a abrigar a Cooperativa da Construção Civil do Estado do Amazonas (COOPERCON-AM), criada no dia 7 de julho de 2017. Por meio da entidade, cujos benefícios são estendidos aos Associados do SINDUSCON-AM, empresários do setor conseguem descontos na compra de insumos da construção.

Missão, Visão e Valores do SINDUSCON-AM.

Negócio

Ser um espaço associativo para analisar, discutir e defender os interesses do setor, propondo soluções e melhorias para os desafios da construção civil do Amazonas.

Visão

Ser uma organização de referência no desenvolvimento da indústria da construção civil do Amazonas para as empresas, sociedade e governos, com participação efetiva nas discussões de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social do Estado.

Missão

Representar e defender os interesses do setor da construção civil do Amazonas, acompanhando a transformação digital e modo de vida da sociedade.

Valores

Cooperação – Incentivar a colaboração entre empresas associadas;

Integridade – Agir com transparência e ética;

Sustentabilidade – Incentivar o desenvolvimento de trabalhos econômico e socialmente sustentáveis;

Comprometimento – Cumprir com os acordos assumidos;

Equidade – Tratar as empresas diferentes de forma a garantir igualdade de oportunidades;

Inovação – Buscar continuamente soluções criativas e inovadoras.

Diretoria (2019-2022)
FRANK DO CARMO SOUZA
Presidente
Frank Souza é engenheiro civil e possui pós-graduação, entre outras áreas, em Mercado de Capitais. É sócio-presidente da Fechacom Comércio de Fechaduras Ltda. Já construiu empreendimentos imobiliários em Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Rio Branco.
Robério Arruda
Vice-presidente
Manuel Zumaeta
Diretor-financeiro
Marco Bolognese
Diretor-executivo
Manoel Gomes
Diretor-executivo
Zacarias Bichara Neto
Diretor-executivo
Tatsuro Ijichi
Diretor-executivo
José Carlos Paiva
Diretor de Relações Trabalhistas

2009 a 2015
Eduardo Lopes
Presidente
Eduardo Lopes presidiu o SINDUSCON-AM durante dois mandatos consecutivos, que compreende o período de 2009 a 2015. Durante a gestão dele, o sindicato comprou sede própria, espaço que fica no edifício Atlantic Tower, na Av. Djalma Batista. "Eu diria que o principal legado que a gente deixou para o sindicato foi tornar sistêmica a cobrança e a arrecadação. Isso nos deu a possibilidade de comprar a sede própria, um espaço importante para as nossas reuniões e para a própria administração futura do SINDUSCON-AM", contou.
2003 a 2009
Joaquim Auzier
Presidente
1997 a 2003
Pauderley Avelino
Presidente
1991 a 1997
Presidente
1985 a 1991
Murilo Régis Rayol dos Santos
Presidente
1982 a 1985
Élcio Judá de Oliveira Assayag
Presidente
Élcio Assayag esteve à frente do SINDUSCON-AM de 1982 a 1985. Falecido em 2013, ele foi o segundo presidente da entidade. Ao registrar os fatos que marcaram os primeiros anos do SINDUSCON-AM, ele contou que Jorge Teixeira, então prefeito de Manaus, não sabia que o Amazonas contava com construtores e projetistas para executarem os projetos que a Prefeitura precisava. "Por isso, ele trazia de fora. [Jorge Teixeira disse] que nós deveríamos ter uma representação", destacou Assayag.
1979 a 1982
João Augusto Loureiro
Presidente
João Augusto Loureiro, que esteve à frente do SINDUSCON-AM de 1979 a 1982, foi o primeiro presidente da entidade. Já falecido, o ex-presidente, contou, em vídeo institucional gravado pelo sindicato, como foi o processo de criação do SINDUSCON-AM: "Nosso sindicato nasceu de um outro sindicato mais primitivo que estava desativado. Teve que ser regularizada toda a situação dele junto ao Ministério do Trabalho. Foi todo um processo burocrático, à época. Mas, eu acho que foi importante, porque passou a haver acesso da construção civil junto aos órgãos governamentais; junto aos órgãos de financiamento; junto, à época, ao BNH [Banco Nacional da Habitação] e ao Ministério do Interior. Fizemos um trabalho muito grande nesse sentido, principalmente com os problemas habitacionais, que já eram, naquela época, muito críticos, em função do crescimento da Zona Franca de Manaus", disse Loureiro, no depoimento.
Alexandre Chamy
1º conselheiro fiscal
Alexandre Chamy Machado é engenheiro civil com pós-graduação em Gerenciamento e Planejamento da Construção Civil. Atualmente, é diretor técnico na Civilcorp Incorporações Ltda.
Rogério Dantas
2º conselheiro fiscal
Rogério de Franco Sá
3º conselheiro fiscal

AMAZONAS INCORPORADORA
AVENIDA MARIO YPIRANGA, ED THE OFFICE
(92) 3659-3710
melina@amazonasincorporadora.com.br

ARC ENGENHARIA
RUA PALMEIRA DO MIRITI
(92) 3614-7515
administracao@arcoma.com.br

CIVILCORP INCORPORAÇÕES
AVENIDA ANDRÉ ARAÚJO
(92) 3194-2150
sac@civilcorp.com.br

CONIN CONSTRUÇÃO E MONTAGEM
RUA LEOPOLDO CARPINTEIRO PERES
(92) 3612-4100
conin@conin.com.br

CONSTRUTORA ARRUDA GUIMARÃES
RUA MACEIÓ
(92) 3194-2550
comercial@arrudaguimaraes.com.br

CONSTRUTORA COLMEIA
AVENIDA ANDRÉ ARAÚJO
(92) 3642-9330
carlos@colmeia.com.br

CONSTRUTORA HOSS
AVENIDA EFIGENIO SALES
(92) 3648-6073
hoss@hoss.com.br

DIRECIONAL ENGENHARIA
RUA ACRE
(92) 3133-1850
eloani.azevedo@direcional.com.br

ELO ENGENHARIA
RUA DUQUE DE CAXIAS
(92) 3233-5470
carloscoelho@eloeng.com.br

EMPEK IMPERMEABILIZAÇÃO
RUA LEONARDO MALCHER
(92) 3633-6388
kassemassi@uol.com.br

ENGECO
AVENIDA URUCARÁ
(92) 2121-5800
contato@engeco.com.br

FCAS CONSTRUÇÕES
AVENIDA DJALMA BATISTA
fcassouza@gmail.com

GEO STRAUSS FUNDAÇÕES
AVENIDA DO TURISMO
(92) 3321-5941
administrativo@geostrauss.com.br

GRIFE CONSTRUÇÕES
RUA SALVADOR
(92) 3584-1934
contato@sknincorporadora.com.br

HB ENGENHARIA
AVENIDA TANCREDO NEVES
(92) 3646-0433
contato@hbengenharia.com.br

J NASSER ENGENHARIA
AVENIDA TARUMÃ
(92) 2101-4244
comercial@jnasser.com.br

LEMAN ENGENHARIA
RUA CATARINA DE ARAGÃO
(92) 3663-9598
edna.lemanengenharia@gmail.com

MP CONSTRUÇÕES
RUA AMAZONAS CAVALCANTE - (SHANGRILÁ IV)
(92) 3622-8937
secretariamp@mpconstrucoes.com.br

MRV ENGENHARIA
RUA BELO HORIZONTE
(92) 3239-2299
fabiano.gomes@mrv.com.br

NOVA RECIFE EMPREENDIMENTOS
AVENIDA MARIO YPIRANGA
inri@frioterm.com.br

PATRIMONIO
RUA ULISSES CRUZ
(92) 3186-7100
msilva@klalaw.com.br

RD ENGENHARIA
AVENIDA GABRIEL CORREA PEDROSA
(92) 2101-1300
vendas@rdenge.com.br

RR CONSTRUÇÕES
TRAVESSA BARUERI
(92) 3307-3900
rosa@rrconstrucoes-am.com.br

SBA ENGENHARIA
RUA FRANCO DE SÁ
(92) 3633-2482
sbaeng@sbaengenharia.com.br

SETE PLAN CONSTRUÇÕES
RUA UNIVERSAL
(92) 3629-1486
quinha.brito@hotmail.com

SH ENGENHARIA
AVENIDA DJALMA BATISTA
(92) 3236-5161
sh1@manausnet.com.br

SKN INCORPORADORA
RUA SALVADOR
(92) 3584-1934
contato@sknincorporadora.com.br

STAFF CONSTRUÇÕES
AVENIDA ANDRE ARAUJO
(92) 3090-6253
junior.maia@staffconstrucoes.com.br

SWISS PARK MANAUS INCORPORADORA
RUA CARLOS PAVARINI
(14) 3422-6500
swisspark@swisspark.com.br

TAI ENGENHARIA
RUA FRANCISCO MELO
(92) 3664-0600
tai@taieng.com.br

TECON CONSTRUÇÕES
RUA ANGELIN
(92) 3238-1674
lena.tecon@gmail.com

URBIS ENGENHARIA
AVENIDA MARGARITA
(92) 3644-4173
comercial@urbisengenharia.com.br

VALE DO RIO VERDE CONSTRUÇÕES
AVENIDA DJALMA BATISTA
(92) 2101-6220
vrvconstrucoes@yahoo.com.br

Mais Mídia
eliena.monteiro@gmail.com