O Sindicato
O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Amazonas (SINDUSCON-AM) é o representante legal das empresas de construção civil do Amazonas. Há 40 anos, a entidade defende os interesses do setor.
A entidade atua no desenvolvimento e fortalecimento do mercado imobiliário e de infraestrutura do Estado, participando ativamente da criação e reformulação de leis, encontros periódicos com representantes do poder público e entidades bancárias e divulgação de indicadores ao mercado.
Nacionalmente, o SINDUSCON-AM é filiado à Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que tem forte articulação institucional junto a parlamentares e membros do governo, mantendo encontros períodos com deputados, senadores e representantes do governo federal. Localmente, a entidade é filiada à Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), que oferece diversos serviços a empresas e colaboradores da indústria no Estado, entre eles, os do Sesi/Senai.
O sindicato tem como ‘braço social’ o Serviço Social da Indústria da Construção Civil de Manaus (SECONCI-Manaus), que presta atendimento gratuito ou com descontos a trabalhadores e empresas do setor, nas áreas de saúde, lazer, educação, cidadania e esporte.
Em defesa do setor, o sindicato tem assento no Comitê de Desburocratização, criado pela Prefeitura de Manaus para agilizar processos, principalmente, os ligados à construção. Também ocupa assento no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (CMDU), deliberando sobre projetos e empreendimentos. O conselho visa julgar a viabilidade de processos de pessoas físicas e jurídicas não contempladas no Plano Diretor de Manaus.
Por meio da CBIC, o SINDUSCON-AM trouxe para Manaus o projeto ‘O Futuro da Minha Cidade’, que deu origem ao Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (CODESE Manaus). Depois de ajudar a implantar a entidade, o sindicato conquistou assento no conselho deliberativo do CODESE Manaus e também passou a integrar a Câmara Técnica de Planejamento Urbano.
A Diretoria do sindicato trabalha com oito comissões técnicas que promovem, regularmente, eventos de capacitação e atualização de normas. Em defesa dos interesses dos Associados do sindicato, essas comissões mantêm contato regular com diversas entidades, entre elas, Caixa Econômica, Semmas, Suhab, Subhaf, Seminf, Seinfra, Ipaam, cartórios e TRT. Entre as comissões técnicas lideradas pela Diretoria do SINDUSCON-AM estão a Comissão da Indústria Imobiliária (CII), Comissão de Infraestrutura, Comissão de Materiais (Comat), Comissão Política e Relações de Trabalho e Comissão de Meio Ambiente.
História
O SINDUSCON-AM surgiu a partir da Associação Profissional das Indústrias da Construção Civil de Manaus, registrada no dia 4 de outubro de 1978. No dia 25 de junho 1979, a entidade foi reconhecida pelo Ministério do Trabalho como ‘sindicato’.
Clique aqui e assista ao vídeo que conta a história do sindicato.
Sede própria
Inicialmente, o SINDUSCON-AM funcionou nas instalações da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), no Centro da capital do Amazonas. Depois, passou a funcionar em uma sala no Manaus Plaza Shopping, na Avenida Djalma Batista, zona Centro-Sul.
No dia 14 de dezembro de 2014, na gestão do engenheiro civil Eduardo Lopes, o sindicato ganhou sede própria, na Torre Business do edifício Atlantic Tower, situado na Avenida Djalma Batista, 1.719.
A entidade funciona em duas salas: 709/710. A sede leva o nome do primeiro presidente do sindicato, João Augusto Loreiro.
A partir de 2018, o sindicato passou a abrigar a Cooperativa da Construção Civil do Estado do Amazonas (COOPERCON-AM), criada no dia 7 de julho de 2017. Por meio da entidade, cujos benefícios são estendidos aos Associados do SINDUSCON-AM, empresários do setor conseguem descontos na compra de insumos da construção.
Missão, Visão e Valores do SINDUSCON-AM.
Negócio
Ser um espaço associativo para analisar, discutir e defender os interesses do setor, propondo soluções e melhorias para os desafios da construção civil do Amazonas.
Visão
Ser uma organização de referência no desenvolvimento da indústria da construção civil do Amazonas para as empresas, sociedade e governos, com participação efetiva nas discussões de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social do Estado.
Missão
Representar e defender os interesses do setor da construção civil do Amazonas, acompanhando a transformação digital e modo de vida da sociedade.
Valores
Cooperação – Incentivar a colaboração entre empresas associadas;
Integridade – Agir com transparência e ética;
Sustentabilidade – Incentivar o desenvolvimento de trabalhos econômico e socialmente sustentáveis;
Comprometimento – Cumprir com os acordos assumidos;
Equidade – Tratar as empresas diferentes de forma a garantir igualdade de oportunidades;
Inovação – Buscar continuamente soluções criativas e inovadoras.




























