SINDUSCON-AM defende a melhoria da renda familiar como uma das principais proposituras da agenda legislativa de 2023 da indústria

Apoio de parlamentares é importante para tentar diminuir as dificuldades da indústria no Amazonas

Durante o lançamento da agenda legislativa de 2023 do setor da indústria, ocorrido na manhã desta sexta-feira (5), na sede da Federação das Indústria do Amazonas (Fieam), o presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil do Amazonas (Sinduscon), Frank Souza, destacou entre as principais preocupações do setor a necessidade de melhoria da renda familiar dos amazonenses.

O presidente do Sinduscon-AM explica que o setor imobiliário sofre o impacto direto da situação econômica das famílias amazonenses. “Temos como um dos principais problemas a renda familiar que é muito pequena. E, com isso, a gente acaba não conseguindo atingir o valor mínimo para quem quer se habilitar a uma moradia. Então, com essa pauta temos brigado muito, em relação aos nossos parlamentares, para conseguirmos minimizar esses problemas. E essa agenda passa também pela área ambiental e por outras pautas relevantes, que vão influenciar na redução da burocracia, no incentivo à Zona Franca de Manaus, nosso principal motor econômico aqui na região”.

Frank Souza destaca que essa situação é prejudicial para o estado como um todo. “ O Amazonas deixou de construir cinco mil unidades habitacionais em 2020 porque teve que devolver recursos para a Caixa Econômica Federal. Só naquele ano, não conseguimos empregar R$ 4 bilhões, que foram devolvidos e acabara por serem usados no financiamento de moradias nas regiões Sul e Sudeste do país. É necessário a união de todos para que possamos impulsionar a construção de moradias para todas as faixas de habitação”, pediu apoio o Presidente da Sinduscon.

Apoio

A desproporção da bancada do Amazonas em relação aos demais estados da federação é outro fator que preocupa os empresários do setor imobiliário e de obras públicas. Enquanto o estado de São Paulo tem 70 deputados federais, o Amazonas conta com apenas oito representantes na Câmara Federal dos Deputados.
Segundo o presidente do Sinduscon, a baixa representatividade pode ser compensada pelo preparo dos parlamentares amazonenses sobre as particularidades da região a fim de que conquistem apoio das demais bancadas. “É muito importante termos preparados os principais agravantes da indústria na forma de agenda legislativa para levarmos aos nossos parlamentares. Nós temos uma bancada pequena, no Amazonas, em relação a outras regiões como Sul e Sudeste. E, temos muitas pautas que nos afligem aqui, não só no setor da indústria geral, mas principalmente no setor da construção civil” ressaltou o presidente.

vEJA MAIS

Posse do novo presidente da Codese

Na sexta-feira, dia 12 de janeiro de 2024, aconteceu a posse do novo presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico de Manaus (Codese

contato

Av. Djalma Batista, 1719 – Ed Atlantic Tower – Sala 709 – Chapada, Manaus.

atendimento@sinduscon-am.org.br

Whatsapp: (92) 98423-0706

2023 - Sinduscon-AM